Boa parte das pessoas até economizam, mas estão acostumadas a “dar um jeitinho” quando um imprevisto aparece. Ter uma reserva financeira, embora importante, não é algo muito comum.
1. Defina em detalhe suas contas fixas mensais.
Coloque tudo, água, luz e internet. Se você paga alguma mensalidade, ela também deve ser inserida aqui: plano de saúde, universidade e escola para os filhos, por exemplo.
2. Procure por algum tipo de investimento.
É possível optar por algo simples, como uma poupança, ou ir além e pensar em investir no Tesouro Direto, ou seja, em títulos do governo.
3. Quitar as dívidas.
Entre em contato com operadoras de cartão ou estabelecimentos comerciais e veja o que é possível fazer. Negocie, peça descontos e certifique-se de que o combinado cabe no seu bolso. Se necessário, divida o valor em parcelas.
4. Economize antes de precisar de dinheiro.
Procure economizar em tudo o que puder. Pesquise preços em supermercados, troque marcas de produtos, reavalie seus gastos mensais e priorize realmente o que você usa e necessita.
Tenha em mente que os resultados valem a pena. Depois que seu hábito se tornar uma constante, a reserva sempre estará ali, para novos objetivos ou para alguma emergência.
Que tal começar a agir agora mesmo? Entre em contato conosco.